Imprimir

Público alvo é convocado para comparecer aos postos de saúde

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, e que ainda não foram imunizadas, devem fazer isso o mais rápido possível, pois o prazo termina na próxima sexta-feira, dia 26 de Maio.

Em Manaus, apenas 287.427 pessoas (70,57% do público alvo), foram imunizadas. A meta é atingir, pelo menos, 366.585 (90% do grupo prioritário).

Na capital, as doses estão sendo distribuídas  em 182 salas de vacinação. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam em horário regular, existem 10 unidades que ampliaram o atendimento até às 21h.

Quem pode tomar a vacina

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos

- Gestantes

- Mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto)

- Trabalhadores da saúde

- Povos indígenas

- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

- População privada de liberdade ( pessoas que estejam cumprindo pena no sistema prisional brasileiro)

- Funcionários do sistema prisional

- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, ou pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais, desde que haja prescrição médica.

Influenza

Popularmente conhecida como gripe, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que  pode levar a complicações graves e ao óbito.

Idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, compõem o grupo de alto risco, pois  possuem maior probabilidade de desenvolver complicações devido à influenza.

A vacina oferecida na rede pública protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde.

Os subtipos são variações do vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B. A vacina precisa ser tomada todos os anos, já que os subtipos do vírus variam periodicamente.

Visualizações: 1023