“Contudo se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua própria família, este tem negado a fé e se tornou pior que um incrédulo.” (I Timóteo 5:8)

1. A Importância da Família na Sociedade

Família é um projeto de Deus. Ele foi o Criador da família. Ele é o nosso Pai. Com essa consciência do papel profético há uma liberação do poder de Deus no seu território. Tudo quanto Deus criou tem um propósito.

A família foi chamada para trazer a presença de Deus para a terra. A sua família pode levar a arca de Deus. O lugar mais solene do Planeta é o lar, é a sua casa. Deus é um Deus de família e Ele é família.

Deus ama as famílias, Deus ama as nações, Deus ama a sua casa, pois é o lugar onde a glória dEle se manifesta.

Temos uma grande missão a cumprir aqui na Terra , de viver o Evangelho e não somente falar do Evangelho. Viver e praticar. É nossa a responsabilidade de manter a família para que ela traga uma contribuição na construção de uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada.

Famílias que sabem o valor da fidelidade primeiro com Deus e depois com o próximo, sabem o valor do respeito ao ser humano. A família continua sendo a base. Se a base for desestruturada, automaticamente estaremos construindo uma sociedade desequilibrada e doente. A influência exercida pela família determina o estilo de uma sociedade.

A família deve ser a principal responsável pela formação do cidadão, servindo de apoio no processo de adaptação e educação para viver em sociedade. Não podemos pôrma carga sobre a igreja e a escola, essa responsabilidade é nossa, embora essas instituições tem um papel fundamental que contribui para a formação e educação dos nossos filhos.

Infelizmente podemos observar uma sociedade com visões distorcidas, e a consequência disso é uma geração que não conhece o amor, portanto, vive em desamor, o desamor trás consequências emocionais gravíssimas, que não acredita nas pessoas, que não respeita o ser humano, gera consequência de  uma sociedade desonesta, egoísta, individualista, que passa por cima dos outros, de tudo e de todos para alcançar seus objetivos, ainda que tenha que matar, roubar, mentir .

Como a família viverá no Modelo Bíblico desse jeito?

Satanás vem com violência para destruir a família,  porque ele sabe que não pode tocar nela, na casa , nos descendentes, nos profetas do Senhor, naqueles que foram separados. Se nós não conseguimos exercer o cuidado dentro da nossa casa e se não conseguimos cumprir esse princípio na geografia em que vivemos, seremos devedores em qualquer outro ambiente.

Se uma pessoa consegue viver bem e de forma saudável, dentro da sua casa, no papel de cônjuge, pai, mãe, obviamente que, em  qualquer outro lugar, também irá estabelecê-la sem dificuldades e sem falsidade. Portanto, a geografia da prova do caráter é a nossa casa. Na nossa casa é o lugar da nossa prova. É o lugar onde mostramos quem somos, não dá para esconder quem somos. Se lá formos aprovados na nossa intimidade, no nosso relacionamento, qualquer outro lugar nos aplaudirá.

O problema é que temos sido aplaudidos em muitos outros territórios, mas damos um mau testemunho exatamente no lugar onde deveríamos ser exemplo. E é por isso que, nos dias atuais, a família tem sido descredibilizada. O espírito da Pós-modernidade está assolando os céus do Brasil e isso é terrível. Temos que lutar contra esse espírito humanista dentro da nossa casa.

Porém, uma boa educação no seio familiar, uma boa convivência com os pais, garante uma base sólida e segura para enfrentar as adversidades, bem como adquirir o amadurecimento social. Para que as coisas mudem, você tem que mudar. Para que as coisas melhorem, você tem que melhorar. “Podemos ter mais do que já temos, porque podemos nos tornar melhores do que somos.” (JIM ROHN)

Degradação familiar

Houve décadas na nossa história que foram de suma importância entre 1960 até meados de 1980.

Mas essas décadas foram responsáveis pelo dilaceramento da família. Com essa consciência do papel profético há uma liberação do poder de Deus no seu território.

Tudo quanto Deus criou tem um propósito. A família foi chamada para trazer a presença de Deus para a terra. A sua família pode levar a arca de Deus. O lugar mais solene do Planeta é o lar, é a sua casa.

Mas, com o ingresso da mulher no mercado de trabalho diminuiu o tempo disponível para o convívio da mãe para com os filhos. Essa ausência familiar gera graves consequências na formação, dentre elas o individualismo, o egocentrismo, as vaidades, a acomodação, os diversos eletrônicos, o próprio meio de comunicação, dentre outros, que fragiliza a estrutura familiar.

Houve uma mudança de comportamento, uma inversão de respeito e valores. Tudo que era uma regra familiar, como pedir a bênção ou informar para onde se está indo aos pais. A mudança na moda, a aceitação dos excluídos, a nivelação social, os hippies, o topless, as drogas, tudo isso transformou a atitude e o comportamento dos filhos.

No auge das transformações sociais, quando a principal regra era quebrada, as regras impostas pela ditadura militar, a família foi dilacerada. Ganharam-se algumas coisas,  mas se perderam os filhos. Os filhos daquela época são os pais e os avós de hoje. Infelizmente não entenderam que a liberdade pela qual lutavam era a liberdade do respeito ao outro. Contudo, nós temos que levantar a geração da trombeta, do shofar, porque somos arautos de um avivamento, somos homens e mulheres de mudança, e não vamos ficar gritando lá fora que tudo vai mudar quando dentro da nossa casa muita coisa está ruim e não muda.

Primeiro precisamos mudar dentro de casa, certos de que o juízo de Deus começa em nós. Misericórdia! Se minha casa mudou, tudo muda fora dela. Então não adianta alterar os ambientes externos, se dentro de casa estiver tudo desajustado.

Já descobrimos que temos a responsabilidade de trazer transformação para dentro dos nossos lares, mas como faremos isso? De que maneira podemos nos levantar e lutar? Que tipo de arma eu tenho para batalhar contra toda esta cadência do inferno que está vindo contra a única legalidade na Terra que tem o direito de falar em nome do Senhor Jesus Cristo, que é a Igreja?

Diante das mudanças sociais e suas implicações, a igreja, é a maior instituição a advogar em favor do modelo convencional de família. É importante considerarmos que, muitas vezes, as Igrejas mais credibilizadas alimentam pecados de pedofilia, de homossexualidade e são até agentes dos abortos. Então, a matriz da credibilidade e da honra pode ser quebrada e nos deixar debaixo de grande assalto e vergonha, mas Deus quer mudar essa realidade e vai começar a transformação através das famílias que estão comprometidas com Ele.

Deus conta com você para isso. Ele vai levantar você como agente de um tremendo e poderoso avivamento. Porém, para isso ocorrer, é preciso ter coragem de admitir que algumas coisas dentro da sua casa precisam ser ajustadas emergencialmente e que você precisa da intervenção de Deus, trazendo ordem, libertação, cura e avivamento.

Quando tudo isso for estabelecido na sua família, então estará aberto o caminho para um grande mover que mudará toda a sua história.

Família, um poderoso rebanho

Depois que isso ocorrer, o seu testemunho vai impactar outras vidas, e se espalhar por todas as geografias que o Senhor lhe confiou. Eu tenho uma notícia maravilhosa para lhe dá: você é um sacerdote que pastoreia um poderoso rebanho chamado família. Você é esse sacerdote! Deus deu a sua família para você cuidar e honrar. Os outros rebanhos que você precisa ter também são preciosos e importantes, porém secundários.

A sua família tem que estar debaixo dos seus olhos, como ovelhas sob a sua responsabilidade. Esse é o seu legado! A vigilância precisa ser constante, porque o diabo quer destruir o seu casamento, os seus filhos e toda a sua descendência, mas não conseguirá, se você estiver atento. Vamos lutar e acreditar que tudo muda a partir da nossa casa. Há muita gente desgostosa de você, torcendo para você não dar certo, acreditando e, de uma certa forma até declarando que você não dará certo, mas não adianta.

Aquele a quem Deus marcou e selou, esse prosperará pelo deserto, porque a mão do Senhor será contínua sobre ele.

A família cristã precisa como nunca buscar oportunidades em meio a todos os desafios do novo milênio. Não podemos ignorar e fingir que está tudo bem na família, quando não está. A iniciativa do povo de Deus, de afirmar o Modelo Bíblico de família como ideal divino pode motivar ainda mais os relacionamentos sadios e encher de esperança tantos outros que estão lutando para superar as crises, porque acreditam na família como Deus a projetou. Não podemos abrir mão dos princípios. (II Co 6:17,18; 7:)

Seja apaixonado e deixe-se ser usado por Deus como um arauto de avivamento, um atalaia de mudança e um sacerdote que abre a boca para abençoar toda a sua casa para que ela respire Família no Modelo Bíblico.  Minha oração é que Deus conserve as nossas famílias firmes na Sua presença, e que possamos dar respostas a todas essas mudanças no novo milênio, com base nos princípios inegociáveis da Palavra.

A família viverá o Modelo Bíblico e, a partir dela, muitos serão ensinados a viver o mesmo princípio. A glória do Senhor está vindo sobre a Igreja. A glória do Senhor está vindo sobre a família. O que Deus escreveu ao seu respeito, Satanás não tem poder para anular. Deus escreveu coisas maravilhosas ao nosso respeito. Declaramos que a nossa família viverá a bênção completa, o Baruch do Senhor!  Declaramos que a Shekinah do Senhor nos acompanhará, acompanhará a nossa casa, a glória do Senhor será manifesta e viveremos dias de glória.

Visualizações: 22575